Democratizando a socioexpografia

Ciência Aberta – Ações de Pesquisadores Acadêmicos na Web Aberta – Dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da UFF (2015).

Curadoria Digital para Serviços de Informação – Preparação de conteúdos para oferta de curso sobre o tema para a Personates (2014).

Inteligência Colaborativa e Serviços de Informação – Workshop realizado no XXV CBBD em Florianópolis (2013).

Inteligência Colaborativa e Serviços de Informação – Preparação de conteúdos e oferta de um curso de capacitação para profissionais da informação para a ExtraLibris (2013).

Das Bibliotecas aos Dispositivos Móveis – Apresentação durante o primeiro Bibliocamp realizado no Rio de Janeiro sobre o impacto da onsumerização da tecnologia da informação para o desenvolvimento de serviços por profissionais da informação e bibliotecários (2010).

Ambientes de Aprendizagem Pessoal e Conectivismo – Mapa de ferramentas na web que é entregue aos participantes da minha oficina sobre autogestão informacional e colaboração para aprendizagem em rede (2009).[atualização da oficina Fluência Informacional Digital criada em 2007].

Criatividade e Inovação em Serviços de Informação – Uma apresentação sobre conceitos, estratégias e tendências, relacionadas às tecnologias colaborativas e a cultura informacional emergente, o seu impacto no desenvolvimento de serviços de informação e as possibilidades de atuação profissional (2008). Uma apresentação de 4 horas de duração promovida pela Asssociação Catarinense de Bibliotecários (ACB).

Fluência Informacional Digital – aprendizagem informal colaborativa e ambientes de aprendizagem pessoal (2007). Mapa conceitual para os participantes da oficina de Inteligência Informacional.

Blogs Inteligentes – aplicação de blogs para comunidades de pesquisa e de projetos, e o papel do bibliotecário na formação e participação destas (2007). Apresentação do resultado parcial do meu trabalho de pesquisa para o CTDI2007.

Biblioteca 2.0 – Consultoria em Serviços de Informação Digitais e Competência Informacional na Fundação CERTI. Relatório final de estágio como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Biblioteconomia (2006).

Revistas Eletrônicas de Divulgação – um estudo sobre revistas eletrônicas para o desenvolvimento de publicações de divulgação do conhecimento em biblioteconomia (2004). Trabalho desenvolvido durante a graduação no começo da ExtraLibris.

ExtraLibris – uma seleção de referências bibliográficas para promover uma formação humanista (2003). Uma compilação de referências bibliográficas que busquei durante o tempo que estudava literatura criativa.