
Qual é o propósito da marca?
Ressignificar a relação entre as pessoas e as coisas, criando ambientes de exposição conectados (Figitecas) através da organização de itens, lugares e coleções de forma personalizada e participativa.
Que tipo de empreendimento?
Oferto mentoria e hospedagem, para apoiar a formação de uma rede de profissionais capacitados em Curadoria Figital para implementação de figitecas em diversos tipos de ambientes em educação, pesquisa, memória e cultura.
Quando começou nossa história?
A ExtraLibris foi idealizada no início do século XXI como uma incubadora de projetos digitais colaborativos que buscava pensar o futuro das bibliotecas.
Após mais de uma década de experiência oferecendo cursos livres e oficinas para profissionais oriundos dos cursos de graduação em biblioteconomia e documentação, desenvolvi a metodologia e plataforma da ExtraLibris como uma marca educacional registrada em Curadoria Figital para certificação de profisisonais.
Metodologia e plataforma

ExtraLibris é uma metodologia e plataforma em Curadoria Figital que transforma estantes, prateleiras e painéis em mapas vivos da criatividade humana. Com a nossa metodologia, livros, artefatos e registros se tornam pontos de partida para ativar ideias, inspirar conexões e expandir repertórios de inteligência. Em vez de apenas armazenar conteúdos, o ExtraLibris cria ambientes figitais onde a inteligência circula, se renova e se democratiza — conectando pessoas, comportamentos, conhecimentos e projetos de forma viva e dinâmica.
Como são organizadas as curadorias figitais na plataforma?
ITEM: catálogos abertos documentando histórias humanas
Criando um catálogo aberto à curadoria humana, para cada item possa ser apresentado com conteúdos multimídia e publicação de narrativas pessoais.
SELEÇÃO: categorias livres para organização e navegação pelos itens
Uma abordagem de organização na qual os itens são categorizados de forma aberta, permitindo que sejam criadas coleções baseadas em categorias afetivas.
LUGAR: arquitetura aberta para criação ambientes de exposiçãos conectados
Um formato de organização no qual as prateleiras e demais suportes para os itens de exposição nos ambientes são conectados às interfaces digitais.
EVENTO: catalogação de eventos realizados nos núcleos de inteligência colaborativa
Uma plataforma que permite a catalogação de eventos, como exposições criadas a partir da seleção e organização dos itens nos lugares de forma colaborativa criando ambientes de coleções conectados.