Aprendizagem

Sobre o que você é otimista?

01/01/2007

Daniel Goleman é um psicólogo interncionalmente conhecido por causa de livros como Inteligência Emocional e o mais recente Inteligência Coletiva.

O editor do Edge lançou a pergunta anual de 2007: Sobre o que você é otimista? Por que?

Curiosamente ele respondeu sobre a importancia e a necessidade de valorização da Ciência da Informação – mas não com o tipo de pesquisa em ciência da informação que é geralmente feita.

My optimism does not hinge on the promise of some new technological fix or scientific breakthrough. Rather my hope stems from the convergence of market forces with off-the-shelf possibilities from an oft-ignored field that has already reshaped our lives: information science.

One of the more hopeful applications of information science would be something we might call “consumer informatics,” which would do something akin to what is being done for medicine, but for the marketplace: make visible the elusive links between what we buy and do and the impacts on our body and on nature of the processes that support these activities.

Para ler o artigo na integra acesse aqui.

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply Gustavo Henn 02/01/2007 at 11:58

    não deixa de ser um tipo de information literacy, só que num nível muito mais avançado.

  • Reply Katyusha 03/01/2007 at 14:27

    Será que o crescimento dos consumidores de informação realmente é uma coisa boa? A ansiedade de informação, por exemplo, é uma preocupação de vários profissionais. Mas… início de 2007…Vamos crer que o crescimento do consumo pressuponha o crescimento do mercado informacional e que os profissionais que atuam neste mercado sejam mais valorizado. Que assim seja!
    Abs.

  • Reply Gustavo Henn 06/01/2007 at 14:30

    na verdade, os profissionais da informação são muito valorizados. os bibliotecários é que não são. normalmente, os profissionais da informação são de outras áreas, engenheiros, administradores, publicitários, advogados, etc. etc. etc.

  • Leave a Reply